Sobre

Está escrito certo?

Você deve ter reparado que neste site algumas palavras parecem estar escritas de forma incorreta, certo? Pois será que não é assim que deveriamos escrevê-las?
"Portugês Lójico" é uma tentativa de corrigir nossa língua portuguesa, uma tarefa nada fácil, mas possível se usarmos a lógica e não as tentativas mal sucedidas das últimas reformas ortográficas, que mais provocam confusão do que realmente ajudam.

Fazendo um paralelo com as linguagens de computador, nós tratamos a língua como um código com alguns "bugs".  Por que há tantas letras para o mesmo som em nossa língua?
Por que tantas exceções às regras? A idéia é criar um código que não tenha falhas e continuar desenvolvendo-o até que não haja mais erros. Exemplo: por que a confusão com as letras S e Z? Não seria mais fácil usar o S só em palavras que produzam o som de S e nunca em palavras que têm som de Z? Então, em lugar de casa, escreveríamos caza,  portuguesa seria portugeza e por aí vai.
No momento, estamos com o "Portugês Lójico" na versão 1. Como é um processo em desenvolvimento, acreditamos que logo irá para a versão 2, assim como acontece nos programas de computador.

Para usar o código do Portugês Lojico (é de graça, viu?) acesse "Versões". Em "Blog" você encontra notícias, artigos e textos escritos e traduzidos para o nosso código. Ah... não esqueça de deixar suas opiniões ou sugestões em "Contato". É com sua colaboração que pretendemos aprimorar as futuras versões.

A seguir você encontra um exemplo do texto acima codificado para o "Portugês Lójico".

Vosê deve ter reparado ce neste site algumas palavras paresen estar escritas de forma incorreta, serto? Pois será ce não é asim ce deveríamos escrevê-las?
Portugês Lójico é uma tentativa de corrijir nosa língua portugeza, uma tarefa nada fásil, mas posível se uzarmos a lójica e não as tentativas mal susedidas das últimas reformas ortográficas, ce mais provocam confuzão do ce realmente ajudam.

Fazendo um paralelo com as linguajens de computador, nós tratamos a língua como um código com alguns "bugs".  Por ce há tantas letras para o mesmo som em nosa língua?
Por ce tantas esesões às regras? A idéia é criar um código ce não tenha falhas e continuar dezenvolvendo-o até ce não aja mais erros. Ezemplo: por ce a confuzão com as letras S e Z? Não seria mais fásil uzar o S só em palavras ce produzam o som de S e nunca em palavras ce têm som de Z? Então, em lugar de casa, escreveríamos caza,  portuguesa seria portugeza e por aí vai.
No momento, estamos com o "Portugês Lójico" na versão 1. Como é um proseso em dezenvolvimento, acreditamos ce logo irá para a versão 2, asim como acontese nos programas de computador.

Para conheser mais sobre este projeto, asese "sobre", para uzar o código do Portugês Lójico (é de grasa, viu?) asese "Versões". Em "Blog" vosê encontra notísias, artigos e testos escritos e traduzidos para o noso código. Ah... não escesa de deixar suas opiniões ou sujestões em "Contato".

Escrito em Portugês Lógico versão 1.0. Clique aqui para ver as regras do código.