Versões

Portugês Lógico versão 1.0

Aí vai a primeira versão de nosso código. Caso não entenda ou queira sugerir um melhoramento do código, por favor, entre em contato.

versão 1.0

As letras que não tiverem alterações, usam a forma vigente da língua Portuguesa oficial usada no Brasil.

a- não tem nenhuma alteração
b- não tem nenhuma alteração
c- não será mais usada com o som de s. Agora podem ser usadas as sílabas ce, ci substituindo a letra Q. Exemplo: quadro deve ser escrito cuadro, cebola deve ser escrito sebola, a palavra "aquilo" deve ser escrita "acilo".
d- não tem nenhuma alteração
e- não tem nenhuma alteração
f- não tem nenhuma alteração
g- não terá mais o som de J. Em palavras onde o g vem antes da letra U em que a letra U não tem som, o U torna-se dispensável. Exemplo: A palavra "português" agora é escrita "portugês".
h- onde o h é mudo, ele torna-se dispensável. Exemplo: a palavra hospital deve ser escrita ospital. Nos casos em que o h está unido com outra letra (lh e nh) continua a forma vigente do português oficial brasileiro. O H não deve ser usado com som de r como é usada em línguas germânicas ( inglês, alemão...)
i- não tem nenhuma alteração
j- a letra G não tera mais o som de J, dessa forma várias palavras agora serão escritas com J. Exemplos: As palavras gente, sugerir, lógico e geladeira devem ser escritas jente, sujerir, lójico e jeladeira.
l- não tem nenhuma alteração
m- não tem nenhuma alteração
n- não tem nenhuma alteração
o- não tem nenhuma alteração
p- não tem nenhuma alteração
q- não tem mais função. Foi substituida totalmente pela letra C.
r- - não tem nenhuma alteração
s- não terá mais o som de Z. Exemplo: o verbo casar deverá ser escrito cazar. E não deve ser usada duplicada (ss).
t- não tem nenhuma alteração
u- não tem nenhuma alteração
v- não tem nenhuma alteração
x- não terá mais som de S e Z. Exemplo: A palavra exame deve ser escrita ezame. Palavras que usam o ch agora serão usadas com x. Exemplo: chapéu fica xapéu. Também não terá som de "cs". Exemplo: taxi deve ser escrito tacsi.
z- não terá mais o som de S. Palavras como "talvez" devem ser escritas "talves".

as letras k, w, y não fazem parte do português. Palavras estrangeiras devem ser escritas em seu original e usando uma fonte itálica